Principal - Menu Lateral Esquerdo

DESTAQUE

Qualidade de Vida - Banner

Escola Solidária do TST

É um projeto de inclusão social para os colaboradores terceirizados do Tribunal.

A maioria dos terceirizados do Tribunal ainda não concluiu seus estudos, e muitos encontram dificuldade em realizar tal tarefa. Possuem tempo limitado, devido ao trabalho com carga horária de 8 horas, além de outros afazeres. Muitos sonham em se formar e conseguir alcançar outros patamares da vida.

Embasado nisso, a Escola Solidária do TST deseja ajudar esses alunos, contribuindo com o aumento da autoestima e o aperfeiçoamento de técnicas de estudo.

Atuação: Atuar como monitor/facilitador em matérias regulares da grade do ensino do ensino  fundamental e/ou médio. 

Voluntários: qualquer pessoa, com ou sem vínculo com o TST, que tenha interesse em atuar voluntariamente, sem perceber qualquer remuneração pela atividade, compartilhando seus conhecimentos.

Requisito Principal: Boa Vontade.

 

Horário:

O funcionamento da Escola Solidária é de segunda a sexta-feira das 12h às 14h. O voluntário poderá definir sua preferência de dia e horário, sugere-se a monitoria no mínimo de 1 hora/ 1 vez por semana.

 

Local:

Sala de Cursos da CDEP - Bloco A, 2º Andar.

 

Contato: 

CDEP, Bloco A, sala 245

 

 

POSSIBILIDADE DE ÁREAS DE ATUAÇÃO:

Formação Básica I

O objetivo desse curso é proporcionar o acesso a informações básicas de leitura, escrita, operações simples de matemática, além, é claro, de fomentar a auto-estima e socialização.

Muitos terceirizados do Tribunal ainda não são alfabetizados. Eles apresentam um desejo enorme de ler, escrever e fazer contas matemáticas.

Formação Básica II

Curso básico de português e matemática, referente aos estudos do 1º ao 5 ano do Ensino Fundamental. Normalmente os terceirizados que frequentam esse curso já são alfabetizados, mas não possuem desenvoltura para realizar processos de aprendizagem mais complexos. O curso também oferece um embasamento para a prova de nivelamento do CESAS, dando-lhes oportunidade de ingressar na escola a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

Português e Redação

Esse curso visa preparar os terceirizados a ter um bom desempenho em provas de vestibulares, Enem e concursos públicos. Desenvolve técnicas de escrita para a elaboração, com mais propriedade e estilo, de texto argumentativos e expositivos referentes aos mais diversos temas.

Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol e Outros)

Curso básico que possibilita o aprendizado das línguas estrangeiras mais faladas no mundo. O curso de línguas ofertado varia de acordo com a disponibilidade do voluntário.

Digitação e Informática

Curso de digitação online e autoexplicativo, com 12 níveis de aprendizado. Informática básica, voltado para realizar tarefas simples em computadores.

Parcerias com SENAI (Automação e Elétrica)

Cooperação e parceria para desenvolvimento de ações conjuntas na área de educação profissional. Já foram oferecidos turmas de Eletricista Instalador Predial.

Parceria com o Centro de Ensino Supletivo Asa Sul – CESAS (Ensino Fundamental e Médio)

O TST, em parceria  uma escola do Governo do Distrito Federal, CESAS, oferece aos terceirizados do Tribunal acesso à um supletivo à distância. O objetivo é incentivar os estudos, facilitando o acesso às aulas. Temos alunos matriculados tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, cursando as mais diversas matérias (geografia, química, inglês, filosofia, português, entre outras). As aulas e atividades são realizadas virtualmente e, por isso, os alunos precisam do auxilio individual de um voluntário a fim de permitir um bom rendimento nos estudos.

 

Para ser voluntário da Escola, basta ter boa vontade.

Faça-nos uma visita!

 

Rodapé SQVC - Cidadania


Conteúdo de Responsabilidade da
SQVC - Seção de Qualidade de Vida e Cidadania, vinculada à
CDEP - Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas
Email: cidadania@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-3722 / 3696